quarta-feira, 3 de junho de 2015

Curiosidades sobre o filme:

Observam-se várias falhas durante o filme:
  • Um retrato de Louis XV pode ser visto nos quartos de Louis XIV: o filme se passa quase meio-século antes que o bisneto e sucessor de Louis XIV tivesse sequer nascido.
  • O fato que Louis XIV, após ser trocado por seu irmão gêmeo, fosse lembrado como um dos reis mais generosos da França é geralmente visto como hilário pelos franceses. Louis XIV é tido pelo público em geral como um rei autoritário e sem coração, ainda que um gênio político
  • A morte de D'Artagnan é inconsistente com a verdadeira biografia do personagem: O verdadeiro D'Artagnan morreu em batalha, como mostrado n'O Visconde de Bragelonne.
  • Louis XIV teve, em sua vida real, um irmão chamado Phillipe: o verdadeiro Filipe I d'Orleans, que não é mostrado no filme, e nem era irmão gêmeo do Rei.
  • O filme é ainda inconsistente dentro do próprio universo ficcional de Alexandre Dumas: o enredo sugere que D'Artagnan era o amante de Ana de Áustria (portanto pai de Louis XIV e seu irmão gêmeo), porém nenhuma das obras de Dumas remotamente sugeriu tal relacionamento. Por outro lado, na versão literária, os quatro mosqueteiros não chegam sequer a reunir-se, tendo a iniciativa da troca de reis sido levada a cabo por Aramis e Porthos. Athos havia já morrido após saber do falecimento de seu filho.